Página inicial


A Filatelia traz consigo um manancial inesgotável de cultura, como nenhuma outra variante de coleccionismo. Ser-se Filatelista, ter em casa uma colecção de selos, ou mesmo simplesmente um grupo de selos, é ter-se um repositório da História e civilização que nos antecederam.
Coleccionar Selos, com carinho e dedicação e por vezes, com sacrifício monetário, é contribuir para aumentar os nossos conhecimentos, a nossa cultura e contribuir para a preservação do Património de todos nós em relação aos vindouros.

A origem da filatelia

A origem da filatelia está ligada ao aparecimento do primeiro selo no mundo, o Penny Black. Ele começou a circular na Grã-Bretanha em 6 de Maio de 1840 e encontrava-se disponível nas taxas de 1 penny e 2 pence.

Esta medida surgiu na sequência de um plano de reforma postal e foi concebido por Sir Rowland Hill que era um dos membros do governo da época. Tratou-se de uma forma de obrigar o remetente a pagar antecipadamente a tarifa e o peso de uma carta, pois antes da criação do selo o pagamento da correspondência era da inteira responsabilidade do destinatário, o que originava um enorme número de devoluções.

Em poucos anos, o sistema de funcionamento dos correios sofreu alterações profundas em praticamente todas as nações do mundo. Em Portugal não foi exceção. No dia 1 de julho de 1853 foram colocados à venda os primeiros selos postais portugueses nas taxas de 5 e 25 reis, com a figura de D. Maria II.

As primeiras edições foram e continuam a ser históricas e têm um valor documental e material indescritível. Por exemplo, o selo mais caro dos Estados Unidos da América foi vendido recentemente pela módica quantia de 2,2 milhões de euros/5,20 milhões de reais e isso demonstra o poder económico que este setor apresenta.

A filatelia é mais do que um passatempo, é uma atividade que conta com milhões de adeptos em todo o mundo e representa uma indústria que movimenta muito dinheiro.

6 comentários:

  1. Felicitaciones!!! Saludos desde Argentina.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Agradeço sua visita eo meu blog, Jornal do Colecionador.
    Na verdade, uso o espaço apenas para divulgar a filatelia e nao
    disponho de material para troca. Mas de repente posso conseguir
    alguma coisa que você precise. Gostei muito do seu espaço e vou divulga-lo no Jornal do Colecionador para que outros filatelistas possam conhecer o seu espaço e de repente fazer trocar também.
    Meu e-mail é: petersellos@gmial.com
    Grande abraço e sucesso!
    Pedro Brasil

    ResponderEliminar
  3. Desculpe a falha ai e a pressa: É petersellos@gmail.com

    ResponderEliminar
  4. hi i am algerian collector , stamps, coins and banknotes looking for friends from ww like me
    regards lobna

    oi eu sou coletor argelino, selos , moedas e notas à procura de amigos de ww como eu
    Quanto lobna

    benchaabanelobna@gmail.com

    ResponderEliminar
  5. Como obter o guia de desenvolvimento da filatelia em português meu e-mail e araboni56@hotmail.com

    ResponderEliminar